24 de setembro de 2015

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO COMPLETA 152 ANOS


Imagem: Internet
1° de outubro de 2014. Essa data tem muito significado para a sociedade brasileira e para a Imprensa Nacional. A data marca os 152 anos de existência do Diário Oficial da União, veículo, impresso e digital, de informação cidadã.
 O Diário Oficial da União, então com o nome de Diario Official do Império do Brasil, nasceu no dia 1º de outubro de 1862, por deliberação do Marquês de Olinda. Sua importância está inscrita na Constituição da República de 1988, que no artigo 37 elevou o princípio da publicidade ao status de princípio constitucional da administração pública.
É o instrumento de acesso universal e de validação dos atos administrativos do Estado. Instrumento que garante transparência em nome do interesse público.Também publica atos da iniciativa privada.
Quando se fala em leis federais, todos sabem que o local de sua publicação é um só: o Diário Oficial da União, diariamente editado, impresso e disponibilizado física e eletronicamente pela bicentenária Imprensa Nacional, um dos três órgãos mais antigos do País. A Imprensa Nacional é órgão da Casa Civil da Presidência da República.
O Diário Oficial da União registra diariamente a vida administrativa do Brasil. Eis alguns exemplos históricos desse registro: Proclamação da República, em 16 de novembro de 1889 (Decreto Federal n° 1), Lei n° 6.683 (de Anistia), de 28 de agosto de 1979, Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943), a lei nº 3353 (de 13 de maio de 1.888), que declarou extinta a escravidão no Brasil e a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI, do Constituição Federal, e que instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública – que, em seus artigos sexto e 61, obriga que  contratos e aditamentos na órbita da União sejam publicados, de forma resumida, no Diário Oficial da União – condição indispensável para sua eficácia .
Fonte: Imprensa Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário