19 de julho de 2011

A compra fácil que está ficando difícil


A Justiça do Rio concedeu liminar que obriga o site Compra Fácil, operado pelo Grupo Hermes, a cumprir o prazo de entrega prometido em todas as vendas realizadas pelo site, sob pena de ter de pagar multa diária de R$ 10 mil. A informação foi divulgada na sexta-feira (15) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, autor da ação civil pública que resultou na decisão do juiz da 4º Vara Empresarial da capital fluminense. 

A decisão tem semelhança com as sanções impostas pela Justiça do Rio ao site Americanas.com, que chegou a ter R$ 860 mil bloqueados em suas contas para o pagamento de multas. O Compra Fácil também figura na lista de recordistas de reclamações do Ministério Público do Rio, que coleciona denúncias em sua ouvidoria e agregou às suas ações queixas registradas no site Reclame Aqui.

Além dos atrasos, uma das principais reclamações de consumidores sobre o Compra Fácil é a realização de vendas de produtos que o saite não tem em estoque, ocasionando uma espera pelo recebimento de produtos pagos que muitas vezes nem se concretizam. Com isso, consumidores reclamam da dificuldade de comunicação com a empresa e da demora em cancelar ou pedir reembolsos de pagamentos já efetuados.

A decisão judicial estipula a obrigação de o Compra Fácil "abster-se de divulgar produtos e serviços que não estejam no estoque, além de executar um serviço de pós-venda mais eficaz e veloz para o consumidor". A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Pedro Rubim, da 4º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Rio, que também atuou no caso da Americanas.com e já denunciou também atrasos da operação virtual da Ricardo Eletro.

Em entrevista no mês passado, o presidente do Grupo Hermes, que opera o Comprafácil.com, Gustavo Bach, admitiu os atrasos que o site tem enfrentado nas entregas, fruto principalmente do acúmulo de pedidos no Natal para além da capacidade das transportadoras, que ele diagnostica como "de baixo grau de profissionalização".

Fonte: Espaço Vital

Um comentário:

  1. No dia 26/06, aquiri junto ao site do compra facil um refrigerador e uma maquina de lavar, conforme pedido 18086870. O prazo informado para entrega era de 11 dias úteis a partir da data de confirmação do pagamento que se deu em 28/06.
    Dia 11 de Julho, após esgotado o prazo, contactei a central de atendimento. A antendente reconheceu a extrapolação do prazo, pediu desculpas e disse que abriria um protocolo de atendimento junto a transportadora para averiguação.
    Passados 2 dias (13/07), sem nenhum retorno ou contato por parte do site, contactei novamente via telefone a central de atendimento que me informou não ter recebido nenhum retorno da transportadora. Informou que estaria ratificando junto ao atendimento já existente, a necessidade de rápido retorno com solução. Porém mais 2 dias se passaram e para minha surpresa na sexta-feira (dia 15/07) ao contactar NOVAMENTE a central, tive a informação de que a carga estava retida por pagamento de imposto??? E que a empresa já estava regularizando a situação para liberação da carga???
    Conclusão:
    Hoje dia 19, mais uma vez EU (e não a empresa) fiz contato e fui informado que não haveria previsão de entrega!!!!! A atendente ainda informou que minhas constantes consultas a central estavam "agtrapalhando" o andamento...me deu um endereço de e-mail para reclamação...mandei e-mail e recebi numeros de protocolo (3813628 e 383633).
    Acabei de mudar de casa e NÃO TENHO onde guardar alimentos e não tenho onde lavar roupas, estou vivendo com um ISOPOR com gelo e LAVANDERIA.
    Além de estar extremamente descontente, gostaria de uma posição definitiva da agência, quanto ao prazo e também se vão me ressarcir quanto aos custos e o constrangimento que estou passando.
    Estarei acionando o PROCON em 48 horas, caso não tenha resposta satisfatoria.

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