21 de dezembro de 2012

Governo estadual terá de nomear candidatos aprovados em cadastro de reserva



A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), por unanimidade de votos, concedeu parcialmente mandado de segurança para determinar que o governador Marconi Perillo nomeie aprovados para o cargo de agente de segurança prisional da Agência Goiana do Sistema Prisional.
Para o relator, desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição, ficou evidente o direito líquido e certo de parte dos aprovados à nomeação e ressaltou que a mesma deverá se dar de acordo com as vagas existentes para cada uma das regionais prisionais previstas no edital, ocupadas a título de contratação.
Apesar dos candidatos terem sido aprovados no cadastro de reserva, com o advento da Lei n° 17.090/10, foram criadas classes e níveis de subsídios nas carreiras de assistente prisional e de analista prisional, sendo que apenas 240 foram convocados e nomeados. Da mesma maneira, o governador admitiu e renovou a contratação de 322 vigilantes penitenciários temporários, cujas funções exercidas são as mesmas dos agentes.
A ementa recebeu a seguinte redação: Mandado de Segurança. Concurso Público. Agente Prisional. Cadastro de Reserva. Preliminar. Afastada. Contratação de servidor Temporário. Comprovada. 1. Como os impetrantes pretendem, nesta via processual, a nomeação deles para o cargo em que foram aprovados, e tendo em vista que referido ato é de competência do chefe do executivo, certo é que este deverá sim figurar no polo passivo da ação. 2. Tendo os impetrantes comprovado a contratação, em regime temporário, de inúmeros servidores para o cargo de vigilante penitenciário, cujas funções a serem exercidas compreendem aquelas procedidas pelo agente de segurança prisional, evidenciado se tem o direito líquido e certo de parte deles à nomeação para o cargo em que obtiveram aprovação, lembrando que a mesma deverá se dar de acordo com as vagas existentes para cada uma das regionais prisionais previstas no Edital, ocupadas a título de contratação temporária. Mandado de Segurança Parcialmente Concedido. (Texto: Ariane Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário