26 de abril de 2011

Ausência nos pleitos eleitorais deve gerar elevado número de
 títulos cancelados



        No Rio Grande do Sul, apesar do grande volume de atendimentos no dia 14 deste mês, fim do prazo para regularização, mais de 40 mil eleitores devem ter seus títulos cancelados. Quem perdeu o prazo, mas pretende fazer a regularização, deve procurar os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor para preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Junto com o requerimento deve ser apresentado documento de identidade. A documentação será analisada para, posteriormente, incluir novamente o eleitor no cadastro eleitoral.

O número definitivo de cancelamentos será divulgado apenas no início de maio, uma vez que os cartórios eleitorais têm até o dia 25 de abril para encaminharem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dados relativos aos eleitores que providenciaram a regularização.

Entre as consequências para quem não regularizar a situação do título eleitoral está o impedimento de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário